domingo, 5 de maio de 2013

Geração de Energia (termonuclear, termelétrica, Acidente Chernobyl) Ana Beatriz 01, Bruna Fróes 03, Gabriela 06 3ºC



Geração de energia elétrica em Termonuclear

As usinas termonucleares, mais conhecidas como usinas atômicas, tem como base a geração de energia através da queima de um combustível nuclear que é o Urânio enriquecido. Esse elemento libera energia suficiente para aquecer a água que se transforma em vapor a alta pressão, isso faz com que as turbinas de um gerador possam se movimentar criando energia elétrica. A água depois de resfriada pode ser reutilizada, pois ela não entra em contato direto com o elemento radioativo.
Esse tipo de fonte de energia gera grandes polêmicas por causa de suas vantagens e desvantagens. Dentre elas destacam-se:
Prós: Grande quantidade de energia elétrica, não gera gases poluentes, não compromete a biodiversidade como as hidrelétricas, grande disponibilidade de combustível, pouco risco de transporte do combustível, não utiliza grandes áreas de terreno para a construção das usinas e não depende da sazonalidade local (regime de chuvas, ciclo dos ventos, etc).
Contras: Os resíduos nucleares devem ser armazenados em locais isolados e protegidos, as centrais quando inutilizadas devem também ser isoladas, o custo para a construção das usinas é superior ao de outros tipos de geração de energia, os resíduos podem alterar os ecossistemas, grande risco de acidentes nas centrais nucleares.
Curiosidades: As termonucleares podem ser utilizadas tanto para fins pacíficos (como a geração de energia) como para maléficos (geração de bombas) esse é um dos motivos para que muitos países sintam-se receosos quando outros investem nesse tipo de energia.
Em 2006, União Europeia, Rússia, Japão, EUA, China, Coreia do Sul e Índia assinaram um acordo para a construção de um Reator Termonuclear Experimental Internacional. Suas obras são realizadas desde 2007 na cidade francesa de Cadarache, com a previsão de estar pronta até 2050.
Notícias: Brasil e Argentina acertam cooperação nuclear
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/brasil-e-argentina-acertam-cooperacao-nuclear

Reator Termonuclear Experimental Internacional


Usina Termonuclear



Bruna Fróes de Oliveira 03 



Acidente Chernobyl

O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear de Chernobyl na Ucrânia. Este acidente é considerado o pior acidente nuclear da história, gerou uma nuvem radioativa que contaminou várias regiões.
No ano de 1986, os operadores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, realizaram um experimento com o reator 4. A intenção inicial era observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixos níveis de energia. Contudo, para que o teste fosse possível, os responsáveis pela unidade teriam que quebrar o cumprimento de uma série de regras de segurança indispensáveis. Foi nesse momento que uma enorme tragédia nuclear se desenhou no Leste Europeu.A usina de Chernobyl liberou uma quantidade letal de material radioativo que contaminou uma quilométrica região atmosférica. Para alguns especialistas, as dimensões catastróficas do acidente nuclear de Chernobyl poderiam ser menores caso esse modelo de usina contasse com cúpulas de aço e cimento que protegessem o lugar. Não por acaso, logo após as primeiras ações de reparo, foi construído um “sarcófago” que isolou as ruínas do reator 4. Enquanto isso, uma assustadora quantidade de óbitos e anomalias indicava os efeitos da tragédia nuclear.O número de casos de câncer esperado em dez anos ocorreu apenas cinco anos após o acidente. Por meio dessas informações, vários ambientalistas se colocam radicalmente contra a construção de outras usinas nucleares.A Usina de Chernobyl será completamente desativada até o ano de 2065.O combustível nuclear deverá ser removido da usina para abrigos especiais. O fechamento final e a preservação das instalações do reator e equipamentos contaminados com radiação estão programados para ocorrer em 2022. 

 Fotografia tirada na área  restrita ao redor do reator de Chernobyl, na Ucrânia.


Fotografia de uma criança que estava intra-útero na época do acidente, em 1986.

Notícias: Belarus e Ucrânia lembram acidente de Chernobyl em seu 27º aniversário


Fontes: http://portaldaradiologia.com/?p=724
http://www.brasilescola.com/historia/chernobyl-acidente-nuclear.htm
http://www.infoescola.com/fisica/acidente-da-usina-nuclear-de-chernobyl/

Gabriela Almeida 06


Energia Termelétrica 




É a energia gerada pela queima de combustiveis fósseis, como carvão, óleo ou gás. Esse processo acontece nas usinas temelétricas. O calor gerado pela queima é usado para aquecer a água, que circula por uma rede de tubos até ser transformada em vapor. Esse vapor, então, passa por uma turbina e a faz girar. Conectado à tubina existe um gerados elétrico que transforma a energia do movimento en energia elétrica.
Uma vantagem das usinas termelétricas é que elas poder ser instaladas em qualquer lugar. Não depedem da construção de barragens em rios, como as hidrelétricas. Mas elas têm também uma grande desvantagem, principalmente as que usam carvão como matéria-prima. A a queima desse material libera no ar poluentes que contribuem para o efeito estufa.

Vantagens 

A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil. O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.
Desvantagens
Entretanto, o alto preço do combustível é um fato desfavorável. Dependendo do combustível, os impactos ambientais, como poluição do ar, aquecimento das águas, o impacto da construção de estradas para levar o combustível até a usina, etc.
Notícias:
Sergipe poderá ter uma usina termelétrica a gás natural. http://www.jornaldodiase.com.br/noticias_ler.php?id=5623



Nenhum comentário:

Postar um comentário